Já alguma vez fez ao seu jardim o “check-up” que este merece?

O jardim é uma das áreas mais belas de uma casa e, para que este se mantenha bonito, saudável e devidamente equilibrado, é fundamental efetuar um controle periódico do seu estado e desenvolvimento.

À semelhança da opção que tomamos de contratar um técnico especializado para a resolução dos diversos problemas que surgem no nosso dia-a-dia, quer seja na área da saúde, construção ou mecânica, o mesmo deverá ser feito quando se trata de questões relacionadas com os jardins.

Este é um dos momentos que deverá “chamar” o arquiteto paisagista.

Saiba o que estes avaliam e os benefícios de o fazer.

 

Arquiteto paisagista – Um especialista a cuidar do seu jardim

O arquiteto paisagista tem os conhecimentos necessários para saber o que o seu jardim precisa, detetar a origem dos problemas e aconselhá-lo acerca das necessidades e os procedimentos a serem efetuados.
Os problemas devem ser resolvidos na raiz, não apenas camuflando as formas como estes se evidenciam.
“Ao resolver um problema, cave diretamente na raiz em vez de simplesmente cortar as folhas”
Anthony J. D’Angelo

A primeira fase incide no diagnóstico, na procura da melhor solução de acordo com as características do seu jardim e prescrição da mesma.

Durante a segunda fase, para que a execução seja feita de forma adequada, o arquiteto paisagista vai acompanhar e conduzir a equipa responsável pela intervenção, garantindo que os “sinais vitais do seu jardim” ficam impecáveis e o seu aspeto o mais radiante de sempre.

 

Mas porque devo tratar do meu jardim?

A forma como o jardim está tratado tem influência nas mais diversas perceções, pessoas ou situações, a começar por… si! Aqui está a lista dos principais motivos porque deve fazê-lo:

 

A saúde dos utilizadores

Se não é novidade que o contacto com a natureza é importante para a felicidade das pessoas e que a força do sistema imunitário depende, em parte, do seu estado de espírito. Um jardim bem cuidado, harmonioso, onde possa relaxar pode trazer-lhe não só orgulho, mas também… saúde e anos de vida. E os seus vizinhos também!

“Como a natureza é boa para a nossa saúde e felicidade” (artigo BBC)

 

Valorização do espaço

Se por algum motivo pensa em vender ou arrendar a sua propriedade, o valor que compradores e arrendatários estão dispostos a oferecer por uma casa depende da forma como o jardim se encontra. Casas com jardins cuidados têm um valor percebido maior. Casas com jardins negligenciados acabam por obter valores inferiores no mercado.

 

Enquadramento na paisagem

A forma como a sua casa e o seu jardim se enquadram na paisagem vai, também, depender da forma como o seu jardim é planeado. O entendimento, compreensão da paisagem e a forma como o seu jardim se vai “posicionar” nela, é fundamental para o bom desenvolvimento do mesmo, para a continuidade dos ecossistemas e promoção da biodiversidade.

 

Local de convívio e alegria

Um jardim devidamente mantido e são, cumpre melhor as funções para as quais foi concebido.

Certamente se sentirá mais atraído para realizar, no jardim, as suas atividades em família ou com amigos, quando este tem uma aparência que o agrada a si e a todos os que tiverem o privilégio de o vivenciar. Acrescente saúde e alegria ao seu jardim, acrescente saúde e alegria ao seu dia-a-dia.

Dê uso ao espaço que criou, tire dele o melhor partido possível. Qualidade de vida é sinónimo de rentabilidade do seu investimento, e com estas dicas, poderá aumentar muito a do seu jardim.

Agora já possui todas as ferramentas para obter um jardim em “grande forma”, para admirar, relaxar, conviver e inspirar saúde.

Cuide do seu jardim. Na Aproplan, nós elaboramos projetos que tornam o seu espaço no jardim ideal, seja a nível de interior ou exterior. E, o melhor de tudo: à sua medida. Contacte-nos.