Já teve aquela sensação de olhar para um jardim exterior, um local interior ou um alpendre em que todos os seus elementos parecem encaixar na perfeição tal como as notas se” alinham” numa sinfonia de Beethoven? Certamente que sim, seja num espaço público, na casa de um amigo, ou num ambiente empresarial.

Mas o que está na base destes espaços que os torna tão agradáveis? Será o planeamento meticuloso? Será o enquadramento na paisagem? Ou os elementos que deles fazem parte? Provavelmente todos eles e aí é que entram o projectos de arquitetura paisagista.

A arquitetura paisagista

Como o próprio nome indica, a arquitectura paisagista está relacionada com todos os aspectos  ligados à paisagem e os elementos que dela fazem parte.

O planeamento, projeto, e gestão e acompanhamento do desenvolvimento dos espaços, tendo em conta aspetos paisagísticos, territoriais e ambientais e arquitectónicos, fazem parte das competências de um arquiteto paisagista.

 

Os projecto de arquitetura paisagista

Voltando ao tema acima referido, quase todos os espaços maravilhosos, incluindo os jardins, são fruto de um planeamento bem efectuado, com muito conhecimento e criatividade à mistura e normalmente são feitos por arquitetos paisagistas especializados ou gabinetes de arquitetura paisagista.

Os projetos de arquitetura paisagista consideram:

  • Os gostos do cliente
  • Coerência com o local em que se insere
  • Aspetos de sustentabilidade e manutenção
  • Beleza estética e funcionalidade
  • Acessibilidade

 

A importância de possuir um destes projectos?

Ter espaços belos e equilibrados, enquadrados na paisagem em que se inserem, que surpreendam quem o visita! E que cumpram a legislação em vigor, evitando problemas com licenciamento, plano municipal, etc.

A escolha dos materiais, plantas a utilizar, elementos decorativos que irá ter e a forma será feita com conhecimento de causa, reduzindo gastos desnecessários.

Outro fator importante de referir é a valorização desse mesmo espaço e de outros espaços a ele adjacentes. Se tem uma casa e tem um jardim bonito e devidamente estruturado, este valoriza, também, a casa!

Projecto de arquitectura paisagista - Jardim relvado florido

Orientado para as suas necessidades

Ao ter um projecto de arquitetura paisagista vai ter um espaço que vá de encontro as suas necessidades. Tem filhos? Pode contemplar um espaço de lazer para passar bons momentos em família. Gosta de passar um serão com os seus amigos? A configuração terá em conta esse aspeto. Quer um espaço harmonizado que transmita calma e serenidade para meditar? Será desenvolvido de acordo com esse propósito.

Já está a imaginar como o seu jardim iria ficar especial se tivesse a ajuda de um arquiteto paisagista? Se a resposta é afirmativa na APROplan podemos complementar as suas ideias e fazer o seu projecto! Se ainda não sabe o que fazer, contacte-nos na mesma. Ideias não nos faltam!