Um belo jardim residencial é, em regra geral, indissociável de uma piscina. Em termos paisagísticos a relação entre os elementos água e terra faz todo o sentido, conferindo ao espaço vida e dinâmica, daí a relvância de um jardim com piscina!

Perceba a importância de ter uma piscina harmonizada com a paisagem e outras dicas de arquitectura paisagista que deve ter em conta quando construir o seu jardim.

 

Água – a alma do jardim

Enquanto organismo vivo em constante crescimento, o jardim depende da presença da água para sobreviver. Ela é essencial para o transporte da seiva das plantas, providenciando alimento para o seu crescimento, mantendo-as com um aspecto viçoso e saudável.

Desde muito cedo os jardineiros, designers e paisagistas souberam tirar proveito da necessidade da presença de água para elevar a qualidade cénica dos jardins. Conduzindo a água até aos locais onde ela é necessária, é imenso o leque de estruturas que permitem aos utentes usufruir da sua frescura, explorando microclimas, sons e cenários. A presença de fontes, canais de transporte de água, aquedutos, lagos e cascatas é uma constante desde o jardim clássico até ao jardim das nossas moradias dos dias de hoje.

 

O jardim com piscina

Actualmente a piscina é provavelmente o elemento de água mais utilizado em jardins de pequena/ média dimensão, sobretudo em jardins privados. Ela potencia a actividade humana e a interacção entre os adultos e as crianças, permitindo um banho fresco no Verão e jogos e brincadeiras entre os mais novos, regulando ainda a temperatura e humidade do espaço envolvente. Uma piscina personalizada, projectada à medida, é o toque de perfeição e requinte que o seu jardim necessita.

 

Importância a nível estético

Além das suas funções mais activas, é um elemento cénico que interfere, durante todo o ano e de forma directa, na qualidade estética do seu jardim e moradia. A forma como ela é desenhada deverá ser estruturada em harmonia com a envolvente, de forma a maximizar o seu proveito. É essencial escolher o local com a melhor exposição solar, equilibrando-a com sombras que permitam abrigo nas horas de maior calor, assim como equilibrar a superfície de água com a área exterior disponível para os banhos de sol e as actividades de recreio.

O desenho personalizado da piscina permite que esta se enquadre em qualquer espaço, possibilitando a inclusão de elementos decorativos que valorizam o espaço e a sensação de amplitude do espaço. Piscinas com bons projectos de arquitetura paisagista tiram partido da envolvente, encaixando-se de forma harmoniosa na paisagem. São excelentes exemplos as piscinas infinitas, cujos limites se mesclam com o horizonte, criando a sensação de amplitude e serenidade.

Em jardins mais pequenos, a piscina torna-se um elemento estruturante, que confere serenidade e cria um ambiente intimista, perfeito para relaxar num final de tarde solarengo, ler um livro ou simplesmente apreciar o toque refrescante da água.

 

Qual a melhor piscina para o seu caso?

São infinitas as soluções existentes para incluir uma piscina no seu jardim, adaptáveis às mais variadas dimensões e orçamentos. O segredo para alcançar a solução perfeita é a criatividade e o desenvolvimento de soluções personalizadas, por projectistas com conhecimentos acerca do desenho de jardins e espaços exteriores.

 

A piscina biológica

Em ambientes naturais, espaços de turismo rural, quintas ou propriedades rurais, a piscina biológica é uma alternativa perfeita à piscina convencional, enquadrando-se na paisagem e no jardim de forma única, acrescentando um toque de originalidade ao seu espaço.

A piscina biológica é desenhada tendo por base o conhecimento profundo da utilização da vegetação para depurar a água, evitando-se a utilização de químicos e outros tratamentos nocivos para depurar a água. A sua estrutura base conta com área para banhos, área de filtragem da água por plantas, e áreas decorativas, estas últimas à semelhança das piscinas tradicionais.

A piscina ecológica possui níveis de manutenção reduzidos, uma vez que não são normalmente utilizados sistemas complexos de limpeza e filtragem, e é um elemento promotor da biodiversidade uma vez que a área de plantas serve esse propósito.

 

Ao considerar estas ideias, poderá pensar melhor a piscina que pretende e a forma como esta se irá inserir no seu jardim. Quando fazemos um projecto de arquitectura paisagista para um jardim com piscina temos em atenção todos estes aspetos, que permitem torna-lo mais belo esteticamente, mais funcional e perfeitamente integrado na paisagem, maximizando o proveito que se pode tirar desta combinação.

 

Procura fazer um jardim com piscina? Saiba como podemos projectar o jardim com que sempre sonhou!