O arquitecto paisagista é essencialmente um profissional que se dedica à ‘arte de ordenar o espaço exterior em relação ao homem’, seja ele um espaço privado, como o de uma moradia, ou um espaço público, como urbanizações, parques/praças públicas ou arruamentos. A sua formação académica incide sobre diversos aspectos ao nível do desenho, urbanismo, ecologia, botânica, técnicas de construção, legislação, entre outras.

Assim, pelo leque de conhecimentos base que possui e pela consequente análise crítica de todas as oportunidades e constrangimentos associados não só ao solo permeável ou jardim mas também à arquitetura e engenharias, o arquitecto paisagista destaca-se por fazer uma leitura e interpretação do espaço na integra, providenciando assim, melhores soluções. Descubra as razões, para além destas, porque deve contratar um destes profissionais!

 

Razões para contratar um arquitecto paisagista

 

  • Temos um plano

A grande vantagem do paisagista é pensar no espaço/paisagem como um sistema vivo, pelo que antevemos as áreas problemáticas e as potencialidades de forma a criar soluções que vão de encontro aos seus interesses, soluções as quais são traduzidas num Plano Geral, o qual irá reflectir o estilo, materiais, texturas e vegetação pretendidas.

  • Poupamos Tempo e Dinheiro

O arquitecto paisagista coordena a obra de espaços exteriores e está atento a todos os detalhes, ajudando a detectar possíveis problemas antecipadamente, que de outra forma só seriam consciencializados em obra, o que acarreta valores adicionais. A nossa preconização do espaço ajuda a evitar erros onerosos na selecção de pavimentos, vegetação, sistema de rega, entre outros, o que leva a poupanças futuras em manutenção. Além destes factores tratamos de todos os aspectos desde a concepção à execução para que poupe tempo e reduza o stress.

  • Valorizamos o espaço

Contratar um arquitecto paisagista para desenhar o seu jardim é um óptimo investimento para a sua habitação, aumentando o valor da sua propriedade até 15%, quando em comparação com habitações idênticas. Os paisagistas estão bem equipados para projectar o espaço ao ar livre, ampliando o área de vivência do interior para o exterior da casa, aumentando também a qualidade do dia a dia, além do valor monetário. Segundo um estudo da Virginia Tech, as paisagens crescem em valor ao longo do tempo, enquanto que os acrescentos e as remodelações tradicionais começam a perder valor.

  • Desenvolvemos soluções adaptadas à realidade de cada cliente

O paisagista é um técnico muito sensibilizado para a identificação dos desejos e necessidades de cada cliente e exímio na integração de elementos existentes com elementos a incorporar, procurando definir a circulação, vegetação e decoração que melhor se adequa tendo em contas os gostos do cliente.

 

Qual a diferença entre um jardim com e sem projecto?

O projecto integra harmoniosamente o espaço exterior com os elementos arquitectonicos existentes, assim como, permite uma visão aprofundada de como o espaço vai ficar antes de ser construído além de, como já mencionado, identifica antecipadamente constrangimentos que levariam a gastos adicionais desnecessários (que frequentemente ocorrem na realização de jardins sem projectos). Com a existência de um projecto de arquitectura paisagista, surge a possibilidade de este ser dividido em fases de implementação distintas, que vão de encontro ao tempo e possibilidade financeiras dos cliente.